segunda-feira, 18 de abril de 2011

Morar fora é...

Morar em outro país é para muitos motivos de alegria e realização. E isso é verdade. Porém, existe também um outro lado que geralmente é ofuscado pela euforia de viver em terra estrangeira por um tempo.
Bom, assim que a gente chega, tudo é novidade. Então, não há tempo pra se pensar em tudo que ainda está por vir. Depois, quando passamos a viver o dia a dia naquela terra, vem as incertezas e dúvidas de quem não sabe nada sobre o lugar nem sobre as pessoas.
Primeiro, temos a sensação de que não pertencemos àquele lugar. Tudo é novo e você também. Depois a gente se sente impotente, dependemos dos outros pra tudo. E se você está em uma cidade pequena como eu, ainda mais.
Tem também a agônia de ter todos os seus dias planejados. É como não ter autônomia sobre a própria vida. Toda a sua agenda está definida pelos próximos 5 meses. Desespero.
Mas calma, nem tudo são trevas. Há também os passeios, as festas, as pessoas maravilhosas que conhecemos, a oportunidade de entender outras culturas, culinária direfente.
Então, você já começa a se sentir parte de tudo. Já tem certo controle sobre sua própria vida, já conhece o motorista do ônibus, a moça do mercado, o rapaz da farmácia...
E aí... é hora de voltar pra casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se comoveram