sábado, 24 de outubro de 2009

Perdão

per.dão (pl.: ões) s.m. remissão de pena, culpa, erro etc.
Não sou uma pessoa rancorosa, mas quem disse que perdoar é esquecer? Acredito que perdoar seja entender o motivo que levou determinada pessoa a cometer esse ou aquele ato. E até aceitar que muitas vezes a intenção não é a de prejudicar. Mas esquecer? Não sei. Duvido daqueles que dizem que esquecem o mal que lhe fazem. Acho que temos que assumir nossos atos e não somente esperar que tudo seja esquecido.
Penso também que todos podemos perdoar. Afinal, aquele que nunca pecou (ou errou) que atire a primeira pedra, palavras de Jesus Cristo. Devemos sim, limpar nossos corações e tentar reconciliação. Mas sem ocultar o que passou. Os acontecimentos devem ser encarados para que mais tarde não voltem como fantasmas assombrando nossas vidas. É o que Derrida chamava de "Democracia por vir" e é claro que a questão do filósofo era mais política. Perdoar sempre, entender na frequência em que possível. Esquecer, só quando não houve mais possibilidade de acontecer de novo.

P.S.: É possível que daqui algum tempo minha opinião a respeito do assunto mude. Digo isso porque já pensei de maneira diferente. E é assim, sempre mudando, em constante evolução. Ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se comoveram